Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FIBROMATOSE PLANTAR


A fibromatose plantar é um tumor benigno de crescimento lento na sola do pé.
Trata-se de nódulos de tecido conjuntivo na região. Acomete mais homens acima de 50 anos e pode ter causas hereditárias e/ou traumáticas.
Segundo Cibele Réssio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Pé e Tornozelo, "quase não se faz a cirurgia, porque em muitos casos o nódulo retirado volta a crescer. Já o tratamento clínico tem 80% de sucesso".
Ele consiste em tomar anti-inflamatórios, fazer fisioterapia com alongamento da região e usar calçados e palmilhas confortáveis.
Xiaflex não tem sua venda liberada no Brasil, só na Austrália e nos EUA. Ele é usado para casos de contratura no pênis e na mão. Não há estudos mostrando sua eficácia para os casos de fibromatose plantar.
FONTE:  http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1131585-saude-responde-gostaria-de-saber-qual-e-o-tratamento-nao-cirurgico-para-fibromatose-plantar-existem-experiencias-no-brasil-com-o-xiaflex.shtml

62 comentários:

  1. Tenho fibromatose plantar e recentemente descobri que tenho tambem a fibromatose palmar. Tenho hipotiroidismo, sera que casou esses problemas tambem. Tomei medicamento para o nodulo do pe, percebi que melhorei pelo menos a dor cansada que sentia fazendo alongamentos nos pes.

    ResponderExcluir
  2. hOJE TIVE O DIAGNÓSTICO DE FIBROMATOSA PLANTAR. qUAL O MEDICAMENTO QUE VOCÊ TOMOU. aGUARDO RESPOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho fibromatose plantar, o que devo tomar?

      Excluir
  3. Ja sofro dessa doença ha mais de 20 anos fiz quatro cirurgias nos pés, retirando cerca de nove nódulos, que de nada adiantaram, voltaram a crescer em ambos, hoje sinto dores nos pés constantemente, o que atrapalhou meu desempenho profissional e até causou a minha aposentadoria precocimente e contra a minha vontade ,os médicos que consultei sempre me orientaram a fazer as cirurgias se soubesse que poderia viver com eles a vida toda jamais me submeteria a retira-los, no meu caso a emenda foi bem pior, uma das cirurgias me deixou com sequelas, pois foi cortado um nervo do pé o que me causou falta de sensibilidade em uma região do pé.Existe um remédio que auxilie no tratamento, diminuindo as dores e esse maldito cansaço que sinto nos pés, por favor me ajudem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu não sou da área médica e, infelizmente, não tenho como lhe ajudar diretamente.
      Já tentou contato com o pessoal citado na reportagem?
      Faça isto!
      Quando souber de algo que lhe possa auxiliar, incontinenti postarei, ok?
      Perseverança!
      Fraternal abraço.
      Joni

      Excluir
  4. OK, Obrigado pela atenção, vou tentar contato com ele.
    Grande abraço,
    Manuel

    ResponderExcluir
  5. Olá Joni e todos que por ventura lerem este post.
    Me chamo Gustavo e vou contar a minha experiência com a doença e busca de informação a cerca de possíveis tratamentos.
    Tenho fibromatose plantar (também conhecida como doença de Ledderhose) no pé esquerdo e fiz uma cirurgia pra retirar um nódulo há 2 anos. Voltou mais agressiva e em 3 lugares, próximos ao antigo. Notei a existência do primeiro nódulo em 2007 e fiz um ultrassom pra ver o tamanho da massa, tinha 1,4x0,5x0,8. Levei cerca de uns 4 anos para realmente me importar em tratar. Tirei-o em 2011, medindo 2,3x0,9x1,3 por ressonância magnética. Da primeira medida à última seu crescimento foi muito lento. Visitei 3 ortopedistas especialistas em pé. Nenhum deles me falou o q poderia ser e apenas me indicaram a remoção cirúrgica. Foi o q fiz. A biópsia confirmou fibromatose plantar. 1 ano depois da cirurgia reparei no crescimento de 3 nódulos, a doença voltou. Fiz ressonância magnética e o que me dei conta é q cada um tem quase o mesmo tamanho do primeiro nódulo. Ou seja, voltou muito mais agressiva. Dessa vez fui a 3 ortopedistas, 2 me recomendaram cirurgia e 1 me recomendou deixar como está, alegando q se eu retirar, existe muito mais chance de voltar do que curar, além da incisão cirúrgica ser muito maior e abrangente. Me recomendou apenas alongar bastante a fascia plantar. Decidi não operar e pesquisar melhor sobre a doença. De fato, o alongamento alivia um tanto a dor no pé e a sensação de queimação e encurtamento (busque no google alongamento de fascia plantar ou converse com um fisioterapeuta). Se pudesse voltar atrás, nunca teria operado.
    Minha impressão é q existe pouca atualização a cerca de possíveis tratamentos pelos profissionais brasileiros. Na internet, descobri alguns sites sobre a doença e um fórum de portadores de Ledderhose relatando suas experiências tentando tratar a doença. Infelizmente, não existe tratamento definitivo. É uma doença q possivelmente vai te acompanhar a vida inteira, podendo um tratamento bem sucedido minimizar os efeitos dela e em certos casos até eliminá-la.
    Quais possíveis tratamentos q descobri, a maioria aplicados fora do Brasil:
    - criocirurgia (praticada nos EUA e com bons resultados)
    - radioterapia para ledderhose (Alemanha e Inglaterra - melhor sendo aplicada nos estágios iniciais da doença, mas mesmo em avançados é possível impedir o crescimento dos nódulos, diminuir as dores e por vezes até reduzi-los)
    - injeção de corticóides (atenuam as dores)
    - palmilhas
    - verapamil gel
    - cirurgia
    - ondas de choque (em estágio inicial)

    Esses são os sites e forums em que busquei informação, são todos em inglês:
    http://www.dupuytren-online.info/morbus_ledderhose.html (sociedade inglesa sobre a doença)
    http://ledderhose.blogspot.com.br/
    http://health.groups.yahoo.com/group/plantarfibromatosis/ (forum de discussão de portadores da doença, iniciado em 2004)
    http://www.livestrong.com/article/319755-plantar-fibromatosis-exercises/ (alongamentos pra fibromatose plantar)

    Da minha parte, estou me preparando para fazer uma visita a uma clínica de radioterapia na Alemanha, em Frankfurt, onde eles tratam também de tumores benignos como a fibromatose plantar.

    Se alguém desejar entrar em contato pra esclarecer alguma dúvida ou saber a cerca da progressão e tratamento da minha doença, não hesite: gupessoa@terra.com.br, será um prazer.

    Abraços,
    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, vc foi à Alemanha? Fez o tratamento? No Brasil já é possível fazê-lo. ..vc recomendaria?

      Excluir
    2. O Gustavo respondeu a vc ?
      Obrigada

      Excluir
    3. Oi Gustavo, vc foi à Alemanha, deu resultado.

      Excluir
    4. Por acaso você faz uso de bebidas alcoólicas em demasia? Desculpe a pergunta, mas é o meu caso, e sempre quando bebo acordo com o fibroma mais inchado.

      Excluir
    5. Que bom seus esclarecimentos pois fiquei mais doente também tenho o mesmo problema é muito ruim não ter uma solução

      Excluir
    6. Gustavo, vc foi a Alemanha??
      E o tratamento deu cetto??

      Excluir
  6. Caro Gustavo,
    Prometo que me empenharei um pouco mais para divulgar o que você está compartilhando e aprender mais sobre esta patologia.
    Agradeço o seu posicionamento.
    Perseverança e lucidez fazem falta em muitos tratamentos, não?
    Boa sorte na sua "estrada".
    Estamos por aqui.
    Fraternal abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Joni.. vc sabe o que aconteceu com o tratamento do Gustavo, acima?
      Obrigada

      Excluir
    2. Laura, não tenho informações, não!
      Ele deixou endereço e se dispôs a auxiliar quem o contactasse.
      Faça isto!
      Boa sorte! Abraços.
      Joni

      Excluir
  7. Edson Lopes Pinto
    Estou com fascite plantar há mais de 4 anos e até agora não consegui resolver esse problema. As dores são constantes, a mais comum é dor e rigidez na sola do pé. A dor no calcanhar começa leve e aumenta ocorrendo a sensação de queimação na sola do pé.

    A dor normalmente é pior:
    •Pela manhã, ao dar os primeiros passos e até uma caminhada curta.
    •Depois de ficar em pé por algum tempo, a sensação que dá e de que o pé está sendo expremido ocasionando dores fortíssimas, e tenho que ficar alternando os pés, mantenho 1 apoiado no chão e o outro em pé, pois os 2 juntos no chão não dá.

    Passei com ortopedista e reumatologista, já fiz tratamentos com gelo, eletroterapia, alongamentos, uso palmilhas ortopédicas, fisioterapia, acupuntura, anti-inflamatórios e nada resolveu. como resolver em definitivo esse problema?

    E nos ombros tenho tendinopatia supra-espinhal bilateral fiz tratamentos com gelo, alongamentos, fisioterapia, acupuntura, anti-inflamatórios e também nada resolveu.
    Quando carrego algo, as dores aumentam ainda mais, tarefas simples de carregar sacolas,digitar no teclado, ja é o suficiente para as dores ocorrerem. Como eliminar de vaz essas dores que tanto incomodam e que o impedem de realizar tarefas e até mesmo de trabalhar.

    Como resolver esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha fascite plantar melhorou completamente com uso de bolsa de gelo no local 3 vezes por dia e alongamento, além de usar um sapato da marca Oppanakem com uma palmilha especial pra diabético. Não uso mais sapatos rasteiros e evito chinelos sem salto. Recentemente sofri um acidente doméstico e quebrei o tornozelo, agora que estou na fase de fisioterapia notei um nódulo ainda pequeno, mais endurecido e dolorido. Penso que seja esse do artigo. Estou confiante que a fisioterapia e o alongamento possa melhorar ao máximo possível e quem sabe até sumir com o nódulo.

      Excluir
  8. Boa noite!

    Meu nome é Regina,e tem pouco mais de 2 meses que fiz a cirurgia para tirar 3 nódulos do pé esquerdo.Meu médico garantiu que se retirado todo, não volta. Mas, como sempre existe um mas,me arrependi de ter operado, pois ainda não estou 100%,dói, queima, arde, fisga, que acho melhor conviver com a dor dos nódulos que operar.Infelizmente o meu é bilateral, tenho 2 nódulos no pé direito,e como sou diabética, tenho medo que essa lenta recuperação seja a causa.Como sou da opinião que é melhor não mexer com quem está quieto, provavelmente não farei a outra.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Jogo golfe todos os dias. Diariamente, ando uns 8Km. Notei que apareceram nódulos nas solas dos dois pés. O que será isso? Grata pela resposta.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Meu nome é Angela e relato a minha experiência.
    Senti a dor há uns tres meses e logo procurei saber o que era. Fiz um pouco de exercícios de fortalecimento e fisioterapia.
    Mas o que ajudou a melhorar mesmo foi seguir a indicação de uma amiga que tem o mesmo problema. Trata-se de uma simpatia.
    Ela disse para colocar o pé no cocô de boi, logo que o animal o fizer. Deixe até que o cocô esfrie. Pode fazê-lo até sete vezes.
    Disse que fez uma vez só e que não sentiu mais dor.
    Logo da primeira vez, senti uma boa melhora, agora, com os cuidados em utilizar calçados adequados e palmilhas, sinto-me muito melhor. Fiz umas quatro vezes.
    Espero que o procedimento possa aliviá-los pelo menos da dor.
    um abraço,

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    Senti as pontadas no calcanhar nos primeiros dias de fevereiro/14 e logo procurei ajuda, fazendo fisioterapia.
    Mas o que me ajudou foi seguir a indicação de uma amiga para colocar o pé no cocô de boi logo que ele o fizer, Entendi que se tratava de uma simpatia.
    Pode ser feito até sete vezes.
    Hoje em dia, utilizando calçados adequados e a palmilha, quase não sinto mais a dor.
    Espero que a simpatia sirva para voces.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá. tenho 35 anos e tenho esse caroço no pé. Será normal em minha idade ter isso? Já que li aqui a matéria a dizer que isso da mais nas pessoas acima de 50 anos. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Com certeza, procurar um especialista nesta área!!! E já!
      Se não for o que você pensa, tanto melhor, não?
      Continue por perto.Grande abraço.
      Joni

      Excluir
    2. Oi, a síndrome nem se importou de eu ser mulher e ter começado a me causar problemas aos 30 e poucos anos.... 3 cirurgias depois, estou com os pés cheios de nódulo de novo....

      Excluir
  13. QUEM É O joni, que nunca nos da uma resposta interessante, deixa-nos sempre em duvida, se não é da área medica é apenas conselheiro??? Nossa!!!!! agente precisa de informações, caso desconheça, por favor cale-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Ignorante, olha quem postou.....

      Excluir
    2. Joni é a pessoa que postou a matéria, seu idiota mal-agradecido.

      Excluir
  14. acabei de fazer uma cirurgia

    ResponderExcluir
  15. ola, tenho 30 anos e notei esses caroços a uns 2 anos, como era apenas caroços pequenos acabei nao me importando muito, mais apos alguns meses notei que começou a doer e crescer um pouco, acho que é hereditário mais como ouvi falar que normalmente so aparece proximo aos 50 anos me preocupou um pouco. ainda nao fui em nenhum medico, mais gostaria de saber de vcs se caminhadas e corridas melhoram ou pioram o quadro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o q pode minizar a dor ou ater a aparência em volume estaticamente só a fisioterapia com acompanhamento de um profissional.

      Excluir
  16. tenho fibromatose no tornozelo ha 14 anos ja fiz quatro cirurgias os medicos falavam que era lipoma a ultima que fiz voltou tudo denovo faço tratamento com tamoxifeno a medica nao passou nenhum antiflamatorio doi muito e tambem tenho no quadril.

    ResponderExcluir
  17. tenho fibromatosse a cartoze anos fiz quatro cirurgias tomo tamoxifeno nao tomo nenhum antiflamatorio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. esse remedio é usado para cancer de mama... vc toma para fibromatose? como vc esta hoje?
      abraço

      Excluir
  18. a minha fibromatosse começou há 2 ou 3 meses atrás.
    não vou fazer cirurgia.
    vou fazer uma tentativa com sebo ( produto animal ) usado para eliminar calos e pés com rachaduras.
    após uso vou comentar.

    ResponderExcluir
  19. A 3 anos atrás percebi um caroço bem pequeno na sola do pe e procurei um medico,ele me disse q poderia sumir fazendo fisioterapia ,mas q tambem poderia fazer a cirurgia q ficaria tudo bem . No momento foi o q eu logo pensei q a cirurgia resolveria o problema mas me enganei ,pois depois de um ano aproximado percebi q o caroço estava voltando e com o crescimento mais rápido ,hoje ele estar bem maior q no inicio e dói muito.
    Quem nunca fez a cirurgia é melhor q nao faça pq 99% das cirurgia sempre volta pior

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu tenho nos dois pés, ainda não me incomodam mas com certeza é o abuso de álcool no meu caso, ou seja, vão continuar lá as bolotas.

      Excluir
  21. Olá, Gostaria de saber se existe tratamento para acabar com a fibromatose? Acabar com estas dores de queimaçao e o nódulos? Aguardo , Ajuda..

    ResponderExcluir
  22. Olá,Bom Dia! Eu,Gabriel gostaria de saber se o uso de acupuntura cura de vez esta fibromatose fascite plantar? Existe algum medicamento que acabe com o nódulo do pé? Aguardo, O Contato de Aguém que possa nos Ajudar ok!

    ResponderExcluir
  23. Boa noite tem algum tratamento com produtos naturais para fibromatose plantar?

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Pedro Paulo Brasiliense Aguiar

    Quando tinha 12 anos, senti um pequeno caroço na sola do pé esquerdo, pouco menor que uma semente de feijão.

    Minha mãe me levou ao medido, e na época me disse que era glândulas sebáceas. Que se não estivesse doendo não era necessário mexer.

    O tempo passou, e isso cresceu bastante, mas não impede que eu ande.

    Ha mais ou menos uns 25 anos atrás, começou no pé direito, e ficou ainda maior. Tanto um lado quanto o outro, sentido sempre aquele ardor.

    a uns 12 anos atrás, cai de uma escada, onde fraturei o calcâneo direito.

    Com fisioterapia,e muito alongamento, e choque térmico o lado direito regrediu 90 por cento.

    Acho que vou tentar fazer alongamento e choque termico no pé esquerdo. Acredito que isso pode dar resultado.

    Não quero recomendar isso a ninguém, pois se alguma coisa não der resultado, fica chato pra mim.

    Uma torcida a todos, que tem esse problema, é que achem uma maneira para ficarem confortáveis

    Ia me esquecendo. agora a uns 5 meses, começou na palma da mão direita, e hoje tenho 66 anos de idade

    ResponderExcluir
  25. Gente minha filha tem apenas 7 anos e foi diagnosticada com a doença plantar .pesquisando vi que essa doença é mais comuns em homens diabéticos e acima de 50 anos estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  26. Olá, todos sou do Brasil. Eu quero agradecer ao grande Dr. AGUMBA por curar-me do vírus da herpes com a ajuda de sua erva, estou muito feliz, nunca pensei que seria curada por causa da condição que o médico me daria, até um amigo do meu direto para este homem chamado DR AGUMBA que me curou totalmente do vírus da herpes e do viúvo, ele é um bom homem e ele também lançou o feitiço para você recuperar seu ex amante, você pode alcançá-lo com seu e-mail: dragumbasolutioncenter @ hotmail número de .com e whatsapp +2348147461232

    e ele também se especializa nos seguintes detalhes

    (1) Spell para proteção contra perigo
    (2) Spell para sonhos ruins.
    (3) Feitiço para amor do mesmo sexo
    (4) Feitiço para cura
    (5) Espetáculo para invisibilidade
    (6) Spell for hiv aids
    (7) Spell forfibroid ou qualquer outra doença.
    (8) Feitiço para amor e relacionamento fortes
    (9) Feitiço para trazer o seu ex de volta
    (10) feitiços para gravidez,
    (11) feitiço para a beleza
    (12) feitiço para promoção em seu local de trabalho
    você pode contatá-lo por e-mail: dragumbasolutioncenter@hotmail.com ou adicioná-lo no número Whatsapp +2348147461232 porque felicidade e sucesso para pessoas de todo o mundo usando os poderosos feitiços e produtos tradicionais à base de plantas. sem estresse, entre em contato com ele hoje.

    ResponderExcluir
  27. Leitura muito interessante. Eu sofri com herpes desde que eu era criança, mas só foi nos últimos anos que descobri que eu tenho herpes genital. Então eu comecei a procurar uma maneira de obter cura permanente desse vírus mortal, visitei tantos hospitais em busca de uma solução, mas nunca funcionou. Então comecei a procurar cura para o vírus da herpes.

    Pouco meses atrás, encontrei um site onde uma senhora estava compartilhando um testemunho sobre o Dr. IJAHO sobre como ele curou herpes e todas as doenças com ervas naturais, então eu decidi fazer uma tentativa para que eu envie um e-mail para o Dr. ele me contou como eu iria pegar as ervas, então eu fiz como ele instruiu alguns dias depois, recebi as ervas e comecei a tomar as ervas, conforme instruído pelo Dr.

    Fiquei chocado duas semanas depois, quando meu médico me disse que eu estava livre de herpes, então eu decidi deixar o mundo saber como eu fui curado do herpes pelo Dr. IJAHO. Você pode contatá-lo através de seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com se você também quer curar seu herpes ou qualquer uma das doenças listadas abaixo porque o Dr. diz que ele também é uma cura para eles.

    CÂNCER

    INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

    DAIBETES

    HPV

    EX VOLTA

    LOTERY LUCKY NUMBER





    Seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com

    Seu número de Whatsap: +2348103601042

    ResponderExcluir
  28. Leitura muito interessante. Eu sofri com herpes desde que eu era criança, mas só foi nos últimos anos que descobri que eu tenho herpes genital. Então eu comecei a procurar uma maneira de obter cura permanente desse vírus mortal, visitei tantos hospitais em busca de uma solução, mas nunca funcionou. Então comecei a procurar cura para o vírus da herpes.

    Pouco meses atrás, encontrei um site onde uma senhora estava compartilhando um testemunho sobre o Dr. IJAHO sobre como ele curou herpes e todas as doenças com ervas naturais, então eu decidi fazer uma tentativa para que eu envie um e-mail para o Dr. ele me contou como eu iria pegar as ervas, então eu fiz como ele instruiu alguns dias depois, recebi as ervas e comecei a tomar as ervas, conforme instruído pelo Dr.

    Fiquei chocado duas semanas depois, quando meu médico me disse que eu estava livre de herpes, então eu decidi deixar o mundo saber como eu fui curado do herpes pelo Dr. IJAHO. Você pode contatá-lo através de seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com se você também quer curar seu herpes ou qualquer uma das doenças listadas abaixo porque o Dr. diz que ele também é uma cura para eles.

    CÂNCER

    INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

    DAIBETES

    HPV

    EX VOLTA

    LOTERY LUCKY NUMBER





    Seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com

    Seu número de Whatsap: +2348103601042

    ResponderExcluir
  29. Sofro com essa doença desde 2011 e ainda não achei um remédio que tire essa dor insuportável que sinto e também não consigo mais andar direito pois o pé esquerdo não da pra firmar o nódulo no chão

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber se alguém teve que amputar o pé ou a mão por causa da fibromatose plantar

    ResponderExcluir
  31. Estou perguntando se alguém amputou, porque eu tenho fibromatose plantar, está agressivo e meu médico quer amputar meu pé, sinto dores fortes e muita queimação, mas não quero amputar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Eu procuraria outros especialistas antes desta atitude extrema sugerida. Procure entrar em contato com outras pessoas que escreveram sobre isto,aqui mesmo. Por exemplo, o Gustavo. Faça isto! Peça ajuda! Não faça o que você não quer!!!
      Grande abraço. Boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigado, vou fazer isso.

      Excluir
  32. Eu tenho fibromatose plantar nos dois pés, alguem sabe me dizer se massagem ajuda ou piora?

    ResponderExcluir
  33. Olá, eu tenho fibromatose plantar nos dois pés, dói bastante e são bem rígidos, alguem sabe me dizer se massagem ajuda ou piora?

    ResponderExcluir
  34. Tenho fibromatose plantar e descobri há 1 mês e pesquisando descobri que a radioterapia resolve pra sempre o problema mas parece que só tem nos EUA, Inglaterra e Alemanha. O preço na Inglaterra e Alemanha é de aproximadamente 10 mil reais.

    Dr Lair Ribeiro diz que a doença de Dupuytren pode ser curada com aplicação de ozônio e lugo a 5%. Como a doença de Ledderhose é similar a de Dupuytren, estou pesquisando para saber se ela também pode ser aplicado o ozônio. Já comecei a tomar o Lugol.

    ResponderExcluir
  35. Pessoal, já realizei 2 cirurgias e os nódulos retornaram, e no meu caso parece que um vai juntando com o outro. Após a cirurgia fiz várias sessões de fisioterapias com ultrassom e os nódulos diminuíram. Para não ficar a vida toda fazendo fisioterapia, o ortopedista recomendou calor úmido e alongamento diariamente. O calor úmido consiste em colocar os pés sob água quente (temperatura que vc suporte) massageando os pés. Com o tempo os nódulos começam a ser absorvidos pelo próprio organismo. Não sabia da correção da fibromatose com álcool. Vou deixar de beber cerveja durante um tempo, realizar o alongamento com calor úmido durante uns 3 meses e ver como fica. Atualmente um nódulo fica dando umas chunchadas e dói muito. Cassio - Aracaju

    ResponderExcluir
  36. Tenho fibromatose plantar no pé esquerdo e palmar na mão direita. O meu médico é muito bom mais dependo do SUS para voltar.Estou na espera de uma consulta desde o mês 3 de 2018 e agora nasceu no pé direito. Tô apavorada. Empora meu médico tenha dito que no meu caso não é agressivo. Mas estou sentindo que a perna esquerda está menor .Medi e deu 1cm de diferença. Alguém sabe se isso acontece? Acho que ele vc está crescendoendo para dentro sinto muita dor e cansaço nessa perna. Espero ansiosa por uma resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Tenho fibromatose plantar e palmar .agora descobrir no outro pé. Estou na fila para consulta do meu médico desde o mês 3 do ano passado ele me atende pelo SUS. Alguém pode me informar se essa doença tbém faz c que a perna fique mais curta. A minha está 1cm menor que a outra. Será que o tumor está crescendo para dentro? Está um cansaço até o joelho. Por favor estou vc aguardando uma resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Tenho fibromatose plantar no pé esquerdo e palmar na mão direita. O meu médico é muito bom mais dependo do SUS para voltar.Estou na espera de uma consulta desde o mês 3 de 2018 e agora nasceu no pé direito. Tô apavorada. Empora meu médico tenha dito que no meu caso não é agressivo. Mas estou sentindo que a perna esquerda está menor .Medi e deu 1cm de diferença. Alguém sabe se isso acontece? Acho que ele vc está crescendoendo para dentro sinto muita dor e cansaço nessa perna. Espero ansiosa por uma resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Alguem sabe. Me dizer se esse tipo de doenca tem direito ao LOAS?
    Pois tô impossibilitada ao tarbalho por conta das muuuuitas dores e canso, só me dei conta do proble a qndo ele já avancado. 😭😭😭

    ResponderExcluir