Pesquisar este blog

domingo, 4 de abril de 2010

ENCEFALOPATIA MÍNIMA

O risco de se envolver em acidentes de automóvel é quatro vezes maior em pacientes com cirrose que desenvolvem encefalopatia mínima (EM), quando comparados à população geral, de acordo com estudo publicado na revista Hepatology por cientistas da Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos.
Cerca de 80% dos cirróticos são diagnosticados com EM, complicação neurocognitiva caracterizada por prejuízos na atenção e na coordenação visomotora, mas que muitas vezes passa despercebida pelo próprio paciente e por sua família.
Participaram do estudo 167 pacientes, que passaram por baterias de testes psicométricos antes de serem monitorados, durante um ano, quanto ao envolvimento em acidentes de trânsito, o que ocorreu em 16% deles. Entre a população dos estados do Wisconsin e Virgínia, onde foi realizada a pesquisa, esse índice é de 3,3%. (Fonte: menteecérebro)

2 comentários:

  1. qual sao os sitlmas de sirroce

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Conforme sua solicitação:
    "No início não há praticamente nenhum sintoma, o que a torna de difícil diagnóstico precoce, pois a parte ainda saudável do fígado consegue compensar as funções da parte lesada durante muito tempo. Numa fase mais avançada da doença, podem surgir desnutrição, hematomas, aranhas vasculares, sangramentos de mucosas (especialmente gengivas), icterícia ("amarelão"), ascite ("barriga-d'água"), hemorragias digestivas (por diversas causas, entre elas devido a rompimento de varizes no esofago,levando o doente a expelir sangue pela boca e nas fezes) e encefalopatia hepática (processo causado pelo acúmulo de substâncias tóxicas que leva a um quadro neurológico que pode variar entre dificuldade de atenção e coma)." Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrose_hep%C3%A1tica.
    Até mais.
    Joni

    ResponderExcluir