Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

CORANTES ALIMENTARES


JUNK-FOOD
"Afaste-se da M&M's". E do "Froot Loops, molhos para salada Kraft e Bolas Manischewitz Matzo". E, bem, basicamente de todos os outros produtos transformados que contenham corantes artificiais, também.
Um novo relatório do Centro para Ciência de Interesse Público (CSPI) destaca como corantes sintéticos dos alimentos contribuem para condições médicas como câncer, reações alérgicas, hiperatividade.
Todo ano, os fabricantes de alimentos injetam cerca de 8 milhões de kilogramas de corantes sintéticos em alimentos processados e bebidas.
Conforme relatório do CSPI, "Alimentação Corantes: Um arco-íris de Riscos" , analisou-se os efeitos potenciais sobre a saúde do consumo destes corantes artificiais e os resultados do estudo foram verdadeiramente assustadores. Os pesquisadores descobriram que os três mais utilizados corantes artificiais - Vermelho 40, Amarelo 5, Amarelo 6 - contem compostos cancerígenos. Corantes como Azul 1, Vermelho 40, Amarelo 5, Amarelo 6  podem causar graves reações alérgicas em pessoas, enquanto outros corantes sintéticos são ligados à hiperatividade em crianças.
O pior é que o uso de corantes sintéticos não está nem um pouco em declínio. Segundo o relatório de CSPI, desde 1955, o país viu um aumento de cinco vezes no consumo per capita de corantes alimentares. Isto faz  faz sentido, considerando o conjunto de coloridas bebidas açucaradas, lanches e alimentos processados que surgem nas prateleiras da mercearia a cada semana". Por Parsons Sarah 30 de junho de 2010 14:52 (PT)
(Fonte: food.change.org)

2 comentários:

  1. que merda esses corantes alimentares!!!!

    ResponderExcluir
  2. "Bota "M" nisto!
    Como já disse em outra ocasião: "i nóis cumo ficamo?
    Até parece que não temos legisladores neste país. Tudo pode.....desde que haja grana na jogada!
    De nós depende a solução!
    Um abraço
    Joni

    ResponderExcluir