WINSTON CHURCHILL
Dislexia: definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança.
A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".
A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".
Haverá sempre: dificuldades com a linguagem e escrita; dificuldades em escrever; dificuldades com a ortografia; lentidão na aprendizagem da leitura.
Haverá muitas vezes: disgrafia (letra feia); discalculia (dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada); dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização; dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;
dificuldades para compreender textos escritos; dificuldades em aprender uma segunda língua.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico. Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.
Alguns dos grandes contribuidores da nossa sociedade
eram "grandes mentes" como você!
Agatha Christie, Albert Einstein, Alexander Pope, Amy Lowell, Anwar Sadat, Auguste Rodin, Ben Johnson,
Beryl Reid (atriz inglesa), Bruce Jenner, Charles Darwin, Cher (cantora), Darcy Bussel (bailarina inglesa),
David Bailey (fotógrafo inglês), David Murdock (financiador), Dexter Manley (jogador de futebol americano profissional), Don Stroud (ator/campeão mundial de surf), Duncan Goodhew (campeão de natação),
Franklin D. Roosevelt, General George S. Patton, George Washington, Greg Louganis, Hans Christian Andersen, Harry Belafonte, Harvey Cushing (pai da cirurgia neurológica moderna), Henry Winkler,
Jackie Stewart (piloto de corridas), John Rigby (dono de parque temático), Joyce Bulifant (atriz),
Julius Caesar, Rei Constantine (Grécia), Lawrence Lowell, Leonardo DaVinci, Leslie Ash (atriz inglesa), Lewis Carroll (autor), Lindsay Wagner, Lord Addington, Loretta Young, Margaret Whitton, Margaux Hemmingway, Mark Stewart (ator/filho de Jackie Stewart), Mark Twain, Michael Barrymore (comediante),
Michael Hesetine, Michaelangelo, Napoleon, Nelson Rockefeller, Nicholas Brady (US Secy Treasury),
Nicholas Bush (Filho do presidente EUA), Nicholas Parsons (Ator inglês), Nicola Hicks (Escultora Inglesa),
Oliver Reed (Ator Inglês), Pablo Picasso, Paul Stewart (Piloto de corridas/Filho de Jackie Stewart),
Peter Scott (pintor), Raphael, Richard Chamberlain, Richard Rogers (Arquiteto inglês), Rob Nelson (Jogador de baseball profissional), Robin Williams, Roy Castle (Ator inglês), Sarah Miles (Atriz inglesa), Sir Francis Bacon, Sir Joshua Reynolds, Sir Phil Harris (do Harris Queensway), Sir Winston Churchill, Stanley Antonoff D.D.S.,Stephen J. Cannell, Susan Hampshire (Atriz inglesa) ,The Earl of Yarmouth (Rei da Noruega), Thomas A. Edison, Tom Cruise, Tom Smothers, Vincent VanGogh, Walt Disney, Whoopi Goldberg, Willard Wiggins (Escultor), William Butler Yates, Woodrow Wilson.
Você também pode ser um gênio!
(Fonte:www.dislexia.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário